
A memória embotada do telejornalismo brasileiro1 

 

Por  

S.Squirra 

 

A TV pode ensinar, pode iluminar o caminho do homem, sim, pode 

inclusive iluminar o homem. Mas ela só pode cumprir estas tarefas se o 

homem manipulá-la nestas direções. De outra forma, ela se tornará 

somente ondas e luzes numa caixa.  

Ed Murrow 

 

A memória do telejornalismo brasileiro raramente tem sido foco de resgates 

históricos centrados no entendimento das ações empresariais e do papel dos profissionais 

que participam (e participaram) deste cenário comunicacional. Esta constatação veio à 

tona ao participar do Observatório da Imprensa na TV (TVE/TV Cultura, 14/3/ 2006), 

quando a pauta era o papel dos telejornais e as estratégias mercadológicas das emissoras. 

O assunto emergiu quando afirmei que a Rede Globo – a principal emissora do país, 

sobretudo nos anos 1970 e 80 – tinha por prática a conduta de assepsia estética e controle 

editorial ao abordar questões e personagens populares. Fui interpelado ao declarar que 

‘velhos, desdentados, mal trajados, incultos e descabelados, sobretudo quando fossem 

mulheres e negros’ não apareciam na tela da emissora. Na ocasião pareceu que falava 

grego e que tal contexto havia existido somente na minha imaginação, e jamais na TV 

Globo e nos telejornais da emissora. 

Antes de tudo, é importante destacar que alguns escritores, jornalistas e 

intelectuais abordaram a questão dos padrões estético/culturais advindos do regime 

militar, apontando que isto não se resume ao ‘universo dos comunicadores’ ou, ainda 

mais focado, ao ‘mundo dos telejornalistas’. Indo nesta direção, Maria Rita Kehl, no já 

clássico Anos 70-5.Televisão, destaca que “o Padrão Globo de Qualidade que se firmou 

sobretudo a partir de 73 com a chegada no Brasil da televisão colorida é incompatível 

com a estética do subdesenvolvimento criada por produtores culturais de esquerda – os 

Teatros de Arena e Oficina (…) o CPC da União Nacional dos Estudantes, os cineastas 

do Cinema Novo’ , conforme consta no texto ‘Um só povo, uma só cabeça uma só nação’, 

(pág. 12).  

Na mesma época, a Rede Globo se estruturava para tornar-se uma grande emissora 

de TV profissional, trazendo projeto pioneiro e de inegável qualidade técnica para os 

padrões brasileiros de montagem e exploração do espectro. Mas o padrão implantado com 

 
1 Texto publicado no Observatório da Imprensa, Edição 377, 14, abril, 2006, acessível em 

https://www.observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/a-memoria-embotada-do-telejornalismo-

brasileiro/ 



o modelo norte-americano ditava normas restritas para que o ‘negócio’ frutificasse de 

forma segura, justificando as políticas e os investimentos realizados. Apesar desses 

processos trazerem procedimentos saudáveis até os dias de hoje, pois implantaram a grade 

horária confiável, a programação segura, a modernidade visual etc. impingiram outros de 

difícil escape, dadas as necessidades da produção ‘em série’, com esmeros técnicos na 

captação da imagem e som (é importante lembrar que, muitas vezes, a concorrência 

descuidava irresponsavelmente destes pressupostos) e os intentos de homogeneização 

mundial da programação, no que atualmente tornou-se conhecido como ‘mundo plano’. 

E, neste sentido, Maria Rita Kehl complementa: “…a opulência visual eletrônica criada 

pela emissora (Rede Globo) contribuiu para apagar definitivamente do imaginário 

brasileiro a ideia de miséria, de atraso econômico e cultural; e essa imagem glamourizada, 

luxuosa ou na pior das hipóteses antisséptica (….) contaminou a linguagem visual de 

todos os setores da produção cultural e artística que se propunham a atingir o grande 

público”. 

No geral, é possível reconhecer que a pressão autoritária e vertical por revelar à 

audiência o modelo de um Brasil ‘limpo, jovem, dinâmico e pacífico’, onde tudo estava 

na mais ‘perfeita ordem’ (como acreditava o general-presidente Emilio Garrastazu 

Médici), era de difícil não-observância, dadas as distintas formas de controle, imposição 

e censura então vigentes. E não se tratava de controlar unicamente a comunicação 

realizada via emissoras de televisão, mas sobretudo estas, dadas sua abrangência e 

incrustação no chamado ‘imaginário’ popular. É reconhecido que todas as demais formas 

de divulgação do conhecimento e cultura também foram atingidas. Mas a TV foi a mais 

visada pela gigantesca penetração de suas mensagens em todos os estratos sociais. 

 

Situação de confronto 

Amalgamando este cenário, é importante pontuar a conhecida proximidade de 

Roberto Marinho (e, por tabela, dos seus veículos de comunicação, sobretudo a TV 

Globo) com o regime militar e, justamente por isto, de ascendência sobre todos os 

presidentes e candidatos aos cargos políticos de expressão no país. Aliás, certa ocasião, 

afirmava-se que o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva ‘nunca seria presidente, antes de 

falar com o Roberto Marinho’, pois, se assim não fosse, o dono da Globo colocaria o 

poder da emissora contra o líder sindical (não só este, aliás, tal princípio era válido para 

todos os candidatos que, sem exceção, tiveram que pedir audiência com o ‘kaiser’ da 

Globo).  

Lula foi um político difícil para os padrões vigentes na Globo, por ser uma figura 

pública com imagem ‘complicante’ para a identidade visual da Globo, por ser torneiro 

mecânico, atarracado, semianalfabeto, nordestino e barbudo. E socialista! O concorrente 

Fernando Collor era o contrário: esbelto, culto e dinâmico filho do sistema (justamente o 

modelo então valorizado pela estética da casa). Mas, democrático… Deve ser por isso, 

que o jornalista Eugênio Bucci concluiu que a Globo retratava Lula como ‘doença’, por 

causa do tratamento que este recebia do Fantástico (enquanto Collor era mostrado como 



‘a cura’). Hoje já se conhecem detalhes das ações não democráticas praticadas na edição 

do debate pela emissora, sendo duro resistir de citar a manchete que anunciava que o 

‘Vice da Globo acha que o telejornal favoreceu Collor’, conforme estampado na Folha 

de S.Paulo, no caderno ‘Diretas 89’, de 17/12/1989, pág. B8.  

No intuito da ilustração da estreiteza das relações da Globo com o poder federal 

(por sabido, antagônico ao que se verifica nos EUA, onde a mídia se pauta pelo princípio 

do ‘watchdog role’), acrescento mais um comportamento editorial que esta emissora 

praticou, agora nas conclusões da pesquisa realizada por Antonio de Andrade e Sandra 

Reimão na Faculdade de Comunicação Multimídia da Universidade Metodista de São 

Paulo:  “O quadro de relacionamento entre a TV Globo e o governo militar permitiu a 

ocorrência de algumas situações inusitadas como quando em meados de 1971 a Rede 

Globo, preocupada com os prejuízos financeiros advindos da demora na expedição dos 

pareceres da censura, lentidão esta decorrente da falta de equipamentos e recursos 

humanos no órgão federal, resolveu a emissora doar ao Departamento de Censura um 

moderno equipamento de vídeo, além de ceder gratuitamente profissionais habilitados 

para desenvolver com maior rapidez os trabalhos de verificação da programação 

submetida à censura prévia”.  

Mas retornemos à questão do modelo editorial que então esta emissora praticava, 

seguro que o cidadão ‘comum’ não estava presente quando tratava dos assuntos que 

afetavam a população naquele tempo, sobretudo nos espaços que os jornalistas chamam 

de ‘o povo fala’.  

A década de 1970 foi muito importante para a expansão da indústria cultural no 

Brasil, e os personagens simples do vasto território acabaram sendo atingidos de uma 

forma ou de outra pelas novas mensagens da principal emissora de TV de então. Assim, 

lembra Maria Rita Kehl, à pág. 11 da obra citada, que “…a este brasileiro resta o consolo 

da festa global, resta entrar em cadeia às oito da noite pelo Jornal Nacional (…) A este 

homem expropriado de sua condição de ser político, resta a televisão como encarregada 

de reintegrá-lo sem dor e sem riscos à vida da sociedade, ao Lugar Onde as Coisas 

Acontecem”.  

Naquele momento, a emissora entendia que era preciso consolidar um formato 

televisivo a ser aceito por todos, tivessem estes posses ou não, e onde os valores e 

comportamentos da ‘modernidade’ governamental riscavam de cena a realidade dos 

rincões da nação, substituindo estes por um ‘script’ feito no chamado ‘sul maravilha’, 

com figurinos portados por pessoas bem-vestidas e supostamente esclarecidas, mas 

representantes das formas de poder. É útil lembrar que a ideologia de espelhamento no 

modelo ‘hollywoodiano’ não se configurou como uma ‘dependência’ brasileira (está, de 

fato, presente na política externa norte-americana posterior à Segunda Guerra Mundial), 

tendo sido espalhada pelo globo e podendo ser conferida no excelente livro Vida o filme, 

de Neal Gabler. Dessa forma, no artigo A década do jornal da tranquilidade, Elisabeth 

Carvalho lembra (págs. 33 e 34) que, na época ”…no Jornal Nacional, o povo era bonito 

e bem alimentado. O otimismo, a ideia de um Brasil Grande e decididamente unificado, 



riscado da lista dos países subdesenvolvidos e agora encabeçando, graças ao `milagre 

brasileiro´, o bloco dos intermediários, quase roçando o desenvolvimento – esta era a 

imagem que o principal telejornal do país deveria alimentar’. Para finalmente reconhecer 

que…”havia também um padrão estético a respeitar: pessoas com defeito físico, de ar 

miserável, sem alguns dentes na boca ou mesmo com roupas rasgadas deveriam a todo 

custo ser evitadas no vídeo”. 

É conhecido que os colegas que estão no batente não dispõem de tempo e 

instrumentos (muitas vezes nem disposição) para devotar aos estudos das características 

e relações (de toda ordem) dos processos da produção de notícias na TV. E seria muito 

útil para ‘clarear’ o território se os telejornalistas da ‘prática’ estivessem mais próximos 

das escolas, uma vez que tanto os que estão no dia-a-dia quanto os acadêmicos podem 

ajudar na compreensão dos modelos e opções aplicados, como fazem muitos profissionais 

nos EUA que, volta e meia, vão às universidades para realizar amplas ‘revisões’ das 

práticas em que se envolvem.  

Por outro lado, ressalta-se que não se trata de simplesmente colocar frente a frente 

profissionais e acadêmicos, numa situação de confronto ‘pugilístico’ e desconfiança 

motivada por pura ‘manha’ de acadêmicos ou indisposição dos profissionais – e, por isso, 

ineficiente –, mas de trazer luz ao entendimento das questões afeitas à área e à sua história. 

Neste sentido, publiquei, em 1997, a obra Memórias-Telejornalismo 1, que tinha por alvo 

entrevistar cerca de 70 colegas jornalistas de TV, escolhidos por terem participado dos 

momentos importantes da história do telejornalismo. Na obra estão registradas algumas 

experiências (nem sempre charmosas) da prática no telejornalismo recente em nosso 

país.  

Acesso privilegiado 

Como qualquer outra instituição, a Globo precisa da máxima eficiência no seu 

‘cardápio’ de produtos (e do seu corpo de fiéis trabalhadores, ordeiramente realizando 

suas atribuições com total profissionalismo, em geral com muita ‘fé’ na empresa) para 

realizar seu ‘negócio’. O ‘produto’ telejornal sempre foi parte importante para atingir e 

consolidar o planejamento da empresa – quer fosse financeiro (venda dos espaços 

publicitários mais caros), cultural (pasteurização da cultura nacional e regional, 

colocando todos na ‘grade’, logo depois das novelas), mas, sobretudo, de ação política 

(destaque para os fatos que interessam a alguns). Assim, é linear entender a opção da 

Globo pelos representantes das elites nos telejornais da emissora (o que rendeu à emissora 

o ainda ecoante ‘o povo não é bobo, fora Rede Globo’, quando das Diretas-Já).  

Como nas demais organizações capitalistas, a Rede Globo (não só ela, é óbvio) 

usou seu poder para projetar os poderosos que precisavam de exposição. Nesta questão, 

aliás, sempre chamou a atenção a insistência da Globo em veicular continuamente as 

ações do ‘coronel’ baiano Antonio Carlos Magalhães, amigo pessoal do dono da emissora 

e fiel escudeiro do mesmo quando ocupou ministérios em Brasília). A proximidade com 

os governos federal, estadual e municipal, peça estratégica para as ações dos lobbies nas 



esferas econômico-políticas, ‘azeitava’, então, a relação do detentor da concessão, 

comprometendo-o na direção do lamentavelmente praticado ‘uma mão lava a outra’.  

Uma nota da coluna ‘Painel’ da Folha de S.Paulo (18/02/1988, pág. A 4), 

afirmava que a ‘Rede Globo foi autorizada por sua direção a mencionar em seus 

noticiários a existência e o crescimento, entre os constituintes, da corrente favorável a um 

mandato de quatro anos para Sarney’. Vale resgatar, ainda, o momento em que Roberto 

Marinho incluiu no JN um editorial sobre o PFL, conforme ‘Editorial sobre o PFL causa 

falhas no JN’ (Folha de S.Paulo, 26/09/1987, pág. A 28). 

Dessa forma, e neste contexto, tornava-se impossível a presença dos brasileiros da 

‘base da pirâmide’ nos telejornais da emissora (em nome de quem, aliás, o presidente 

confere a concessão para a exploração do canal), que tinha padrão estético e editorial 

rígido e de exclusão social como linha demarcatória de ação. Reforçando esta evidência, 

em artigo na Folha de S.Paulo(26/04/1995), o filósofo Renato Janine Ribeiro concluiu 

que ‘a ficção da Globo é mais jornalística e o jornalismo mais ficcional do que parecem 

ser”. Em outra ocasião, como relata Nelson de Sá na mesma Folha (16/01/1993), a Globo 

usou o Globo Repórter para defender a pena de morte, em tendenciosa edição que mais 

parecia campanha por este tipo de radicalismo. 

Manter o foco nesses casos revela o esforço de intelectuais e pesquisadores em 

desmitificar os meios de comunicação de massa, sem negar-lhes a importância e as ações 

construtivas que também realizam. Mas é inaceitável dar crédito àqueles que vendam os 

olhos e anestesiam a memória quando se trata de encarar destemidamente as ações tortas 

e egocentradas praticadas pela Rede Globo, em especial no período em destaque. 

 


