
 -1- 

O telejornalismo brasileiro num cenário de competitividade1 
 

Por  

 

S.Squirra 

 

 

 

"O fato de que sua voz é amplificada num nível 

que possa atingir de um lado a outro da nação 

não te confere maior sabedoria ou reconhecimento  

que você possui quando sua voz alcança  

os dois extremos de um balcão de bar".  

  

Edward R.Murrow, CBS 

 

 

 O Brasil tem uma cultura comunicacional recente, dinâmica, versátil e  inovadora. 

Justamente por isso, fortemente controlada. Desde o início, os interessados em comunicar 

algo à população tiveram que ser ousados e conseguir meios de imprimir jornais burlando 

a ação repressora da autoridade de plantão. Assim, aconteceu com o primeiro jornal 

brasileiro, o 'Correio Braziliense' (sim, com z) que era editado em Londres, em junho de 

1808. Todavia, o período desde essa época até os dias atuais revela uma mudança radical 

na relação dos editores com o poder e indica a estruturação de um modelo que colocou os 

veículos na defesa dos interesses da elite dominante.  

   

Na área do comunicação eletrônica, o modelo brasileiro mais recente, surge da 

mistura desta estrutura com o sistema autoritário e centralizador implantado pela ditadura 

militar e que confirmou o controle nas mãos de poucos escolhidos. Assim, atualmente, oito 

grupos dominam as concessões de TVs no Brasil, estabelecendo verdadeiros 'impérios' 

regionais de comunicação. Isto, apesar da legislação estabelecer que nenhuma empresa ou 

pessoa possa ter participação em mais de dez emissoras de TV e seis rádios FMs em todo o 

território nacional. Estes 'latifúndios audiovisuais' foram sedimentados nas últimas décadas 

e pertencem a famílias que dividiram o país entre si: no centro oeste, a família Zahran (4 

emissoras de TV e 2 de rádio) e Câmara (7 TVs e 13 rádios); no Amazonas, a família Daou 

(5 TVs e 4 rádios); no norte, a família Jereissati (1 TV e 5 rádios) e  no sul Sirotsky (14 

TVs e 21 rádios). Todos suplantados pelos grupos Bloch/Manchete (5 concessões de TV e 

6 de rádio); Saad/ Bandeirantes(9 TVS e 21 rádios), Abravanel/SBT (9 TVs) e 

capitaneados pela poderosa família Marinho/Rede Globo, que tem 17 concessões de TV e 

20 emissoras de rádio. Este perfil representa a estratificação  do controle dos mídia 

eletrônicos (e também de boa parte do impresso) nas mãos destes potentados que, 

inequivocamente dividiram o espectro brasileiro em verdadeiras capitanias que, por não 

 
1 Texto publicado na Revista Brasileira de Ciências da Comunicação/Intercom, v. 18 n. 1 (1995) , p. 37-

49, acessível em https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/879 

DOI: https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.879 

https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/issue/view/73
https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.879


 -2- 

mudarem de mãos, tornaram-se hereditárias e se transformaram em um autêntico Tratado 

de Tordesilhas audiovisual.  

  

De outro lado, políticos influentes, como ex-presidentes (José Sarney e Fernando 

Collor de Melo), ex-ministros (Antonio Carlos Magalhães, José Eduardo de Andrade 

Vieira e Aluizio Alves), governadores e ex-governadores (João Alves Filho, Carlos Santos, 

Cicero Lucena, Geraldo Bulhões, José Ribamar Fiquene, Orestes Quércia, José Agripino 

Maia, Jader Barbalho e Edison Lobão) e senadores (Albano Franco, Odacir Soares, Júlio 

Campos, Hugo Napoleão, Mansueto de Lavor e Gilberto Miranda Batista), por exemplo, 

também detém emissoras de TV e/ou de rádios, caracterizando o domínio de uma parte da 

classe política na mídia eletrônica do país. Os registros do Ministério das Comunicações 

apontam 73 deputados e ex-deputados  como proprietários de 133 emissoras de rádio e 

televisão, a maioria deles do PFL. Só o presidente Sarney distribuiu 1.080 concessões.   

  

Nesta malha de domínios eletrônicos, como não poderia ser diferente dado o perfil 

destes grupos, os proprietários dos veículos de comunicação têm se pautado 

irresponsavelmente quanto ao que difundem às suas audiências e públicos cativos. Isto, 

num país onde 90 por cento dos domicílios ligam pelo menos uma vez a TV por dia; onde 

45% dos lares com TV têm mais de um aparelho e onde 81% deles são coloridos. E ainda, 

num contexto onde os jovens e adultos ficam mais de 3 horas diárias vendo televisão 

(dados do Ibope, 1990). Assim, algumas concepções de verdade são 'embaladas' à 

população, fazendo com que seja disseminado somente  o que essas poderosas elites 

desejam que seja amalgamado na consciência popular. Isto acontece na maioria dos países, 

só que no Brasil, este descaso com um compromisso social mais sério tem colocado boa 

parte do sistema de comunicação em situações questionáveis. E, como na situação 

seguinte, difícil de sustentar, se abordado isentadamente e sem ufanismo patriótico.   

  

Uma notícia de 181 linhas no New York Times de 13 de dezembro de 1984,  

portanto, pouco menos de 10 anos atrás, cujo título On TV, Brazil is getting a clearer 

picture of itself, assinado por  Alan Riding, correspondente do jornal no Rio, levou muitos 

brasileiros a acreditar que a nação estava conquistando sua alforria comunicacional e 

passaram a se considerar inscritos no 'primeiro mundo' audiovisual. Isto, obviamente é um 

exagero. A reportagem poderia induzir os leitores a acreditar que a nação mostrada na TV 

poderia ser mais transparente, clara. Reconhecer que os estereótipos mostrados nas telas da 

TV brasileira no geral, e da Globo em particular, possam ser os autênticos brasileiros é um 

grande equívoco. No Brasil, onde cerca de 10 por cento da sua população são de brancos 

que controlam mais de 50 por cento do Produto Interno Bruto, não existe lugar de projeção 

para os representantes dos chamados 'descamisados' que, entretanto, representam a 

esmagadora maioria da população. Um intrigante estudo desenvolvido por dois 

pesquisadores norte-americanos revelou que apesar de fortemente representativos no 

Brasil, os negros e mestiços (para o governo, são 46% da população) estavam em: a) 

somente 7% dos anúncios veiculados na TV; b) somente 6% dos noticiários na TV; c) 

somente 6% das novelas,  representando um total de 9,5 por cento de todas as áreas que 

eles  (mais esportes, variedades e programas infantis).  

  



 -3- 

Entretanto, o mais assustador foi o que constataram quando focalizaram o papel, a 

função que os negros e mestiços tinham neste pequeno espaço da mídia eletrônica 

brasileira. No tópico 'Black roles on Rede Globo' descobriram que no noticiário, 76% das 

referências estavam ligadas a crimes e que na publicidade 73% dos papéis interpretados 

por eles eram aqueles 'tradicionais', ou seja, em situações de inferioridade social. No início 

de novembro, a novela 'Pátria Minha', da Rede Globo, mostrou um personagem negro, no 

papel de jardineiro subjugado pelo patrão (branco) que o chamou de 'negro safado', 

acusando-o sem provas de ser o ladrão que abriu seu cofre. Depois de jurar inocência, o 

patrão branco arrematou: 'Vocês, quando não sujam na entrada, sujam na saída'. 

Independente dos desdobramentos e protestos dos movimentos negros organizados, esta é 

a televisão branca e elitista praticada ainda hoje no Brasil. É como se os concessionários 

(atenção: o direito de exploração do canal é dado em nome da sociedade e não é 

propriedade dos donos das emissoras ou redes!) quisessem 'esquecer o país real' -para 

quem produzem e vendem seus anúncios-, impondo uma sociedade imaginária, com a 

clássica e imutável relação de forças entre poderosos e oprimidos. Para o cientista político 

Paulo Sérgio Pinheiro  

"uma sociedade civil é um espaço público, no qual as diferentes 

forças  sociais devem exprimir, com o mesmo peso, as suas 

convicções. Se o estado e o poder econômico se articulam com 

expressiva parcela da mídia, dificilmente podemos constituir uma 

vida democrática".  

 

 O que se percebe no Brasil é que muitos políticos dividiram entre sí várias regiões 

(normalmente as suas de origem, numa inquestionável ocupação de sesmarias), e, em outro 

círculo concêntrico de atuação, se aliaram aos tradicionais detentores do 'direito' de 

exploração da mídia eletrônica, numa sombria negociação que estabelece que eles não 

impedem a renovação das concessões desses últimos e os empresários eletrônicos não os 

incomodam na sua pouco transparente atuação parlamentar. Era o que o defenestrado 

Roberto Cardoso Alves queria dizer quando afirmava que 'uma mão lava a outra'.         

  

Uma outra situação é da mesma forma preocupante. No contexto mais amplo, o 

cenário internacional indica que a maioria das nações tem passado pelo que Alvin Toffler 

denominou de 'três ondas de desenvolvimento'. Mas aqui também pode-se notar vieses que 

caracterizam os procedimentos destes segmentos da cultura brasileira: políticos e 

empresários tentam mudar esta ordem natural e, como o próprio Toffler afirmou ao jornal 

'O Estado de S.Paulo':  

"o país ainda sequer completou a revolução agrícola, possui uma 

enorme base industrial e começa a desenvolver bolsões típicos de 

'terceira onda', que se expressam pela economia baseada não apenas 

em novas tecnologias, mas em mudanças culturais e 

organizacionais".   

  

 A crença de que é possível 'pular degraus' de desenvolvimento e cultura e crescer 

em passos sequenciais, sem sedimentar etapas intermediárias,  parece ser factível neste 

país. Muitos creem que o mesmo pode acontecer na indústria televisiva da nação. Assim, 

seria possível elevar a uma categoria todo um processo de produção que, unicamente, 



 -4- 

consegue sobressair um dos seus produtos.   De outro lado, é sempre bom lembrar que o 

momento onde foi gerada a falácia de que o país sediava uma rede televisiva mundial 

coincidia com o fim do regime militar, que foi fortemente caracterizado por uma 'castrada  

e asséptica cultura televisiva', com o controle total dos temas comunicados à sociedade e 

por um forte sentimento nacionalista. Boa parte da nação estava, deve-se reforçar, 

suscetível a este tipo de convencimento de 'Brasil grande'. E tudo indica que ainda não 

questionou este ponto na sua real dimensão.   

  

Se não, vejamos: a matéria do New York Times em questão, citada anteriormente, 

embrião de uma imagem que tornou o Brasil amplamente aceito pelos seus cidadãos como 

uma 'potência televisiva', é, 'tout court', um relato da história da Globo como empresa de 

avassalador sucesso local e de Roberto Marinho como empresário de projeção. Relata 

ainda, sua adesão aos generais-presidentes, seu apoio a determinados políticos -não 

esquecer que aquele foi um ano de eleições, e Marinho declarou apoiar Tancredo Neves no 

Colégio Eleitoral -, sua trajetória como herdeiro do jornal 'O Globo' e a estrutura da Rede 

Globo. Todavia, no subtítulo 'Competição é superada', o jornalista afirma que: ".. o segredo 

do sucesso do Sr.Marinho foi colocar a Globo como a 4a. maior companhia de televisão 

comercial no mundo, depois das três redes americanas". E o motivo para isto parece ser a 

bem sucedida operação de vendas dos romances seriados para mais de 90 países, com lucro 

de 15 milhões de dólares (na época). Este valor se estabilizou em torno de 20 milhões de 

dólares, mas representou sempre um valor pequeno perto do faturamento de cerca de 700 

milhões de dólares do grupo.  

  

Entretanto, a conquista do mercado internacional, de irrecusável sucesso 

empresarial aliás, por si só não justificaria colocar a Rede Globo como a 4a. estrutura de 

TV no mundo. E isto depende do ponto de observação. Se for olhado do ângulo do número 

de integrantes ou de audiência cativa, outras estruturas de TV mundiais, como a rede 

soviética, chinesa, mexicana ou indiana são seguramente tão ou mais significativas que os 

da Globo. Por exemplo, o 'Vrêmia', principal telejornal Soviético tinha 4,5 vezes mais 

audiência que o 'JN': 180 milhões de telespectadores contra 40 milhões do 'Jornal 

Nacional'. De outro lado, a  abrangência mundial total da BBC certamente supera a da 

Rede Globo. A revista Veja informou em 31 de julho de 1991 que se comparada à 

Televisa, a Globo era superada em muitos pontos: quase a metade do número de 

funcionários; 1/4 do número de horas de programação produzidas no ano; 110 milhões de 

telespectadores para a Globo contra 400 milhões para a mexicana e outros. A Globo 

ganhava em número de países para os quais exportava seus dramalhões: 128 contra 55 e no 

faturamento: 600 milhões de dólares para a Globo e 530 para a Televisa. É preciso 

despertar para o fato de que a notícia em questão foi disseminada pela força que o grupo 

Globo tem no país. A extensa difusão realizada e a acolhida deste fato, mesmo pela mídia 

não pertencente ao grupo, fizeram com que muitos acreditassem no que ouviam e 

confirmassem que "o próprio New York Times reconheceu isto". E virou verdade, 

tornando-se mais um estereótipo que os brasileiros costumam oralmente transmitir e 

confiar.   

 No livro The Image, a Guide to pseudo-events in America, Daniel Boorstin pontua 

algo que me parece apropriado para o momento:  



 -5- 

"Nós (os americanos) somos regidos por expectativas extravagantes 

quanto à nossa habilidade de criar eventos quando o eventos não 

existem, de construir heróis quando eles não existem, de estar em 

algum lugar quando não saímos de casa.  Quanto à nossa habilidade 

de produzir formas artísticas que sigam nossas conveniências, de 

transformar uma novela em um filme e vice-versa, de ... almejar 

objetivos nacionais quando eles não existem e de persegui-los 

depois que nós os fabricamos. De inventar nossos padrões e então 

respeitá-los como se eles tivessem sido revelados ou descobertos."    

  

 Mas, deslocando um pouco o foco da análise, na área específica do telejornalismo 

que se pratica no país, a saída foi -e continua sendo- a da pouco expensiva fórmula de 

copiar e adaptar modelos e programas jornalísticos das emissoras estrangeiras, sobretudo, 

norte-americanas. A simples adoção dos modelos alienígenas não trouxe para a população 

o melhor do que se faz lá fora. Programas de investigação como '48 Hours', '20-20' ou 

programas de profundidade jornalística como 'MacNeil/Leher Newshour' não foram aqui 

adotados. E tampouco, o estilo investigativo e independente -do poder político central- dos 

telejornais diários do horário nobre nos EUA.   

   

Neste cenário, a adoção do modelo de apresentação de telejornais com o uso do 

'âncora' trouxe a única mudança significativa na arte de difundir notícias no horário nobre 

da TV brasileira. Experiência ainda não testada na Globo. No entanto, no SBT, o jornalista 

Boris Casoy, que, com certeza é o primeiro âncora da TV no país, é hoje o 'must' das 

referências e reconhecimento da importância desta inovação no Brasil. Até a chegada deste 

modelo, todas as emissoras, mesmo as estatais, tinham no formato e estilo implantados 

pela Rede Globo, o princípio televisivo a ser inquestionavelmente seguido. Pairava em 

todas as redações um certo temor de fugir àquele padrão, que, justamente por arrebatar a 

audiência, deveria ser idolatradamente reproduzido nas demais redes ou emissoras locais.  

  

O modelo ancorado com Boris Casoy, foi colocado no ar em 1988 e, desde o 

primeiro momento levou às residências brasileiras um formato novo, com um padrão de 

qualidade estética que definitivamente fugia daquele 'global', que adotava cegamente as 

premissas de juventude e beleza para seus apresentadores de telejornais. Que não são 

jornalistas por formação profissional. Boris Casoy, neste particular, também representa um 

novo paradigma. Além de ser jornalista, sua identidade popular -tinha se tornado 

amplamente conhecido na TV a partir dos primeiros debates políticos, como representante 

de um jornal impresso, a Folha de S.Paulo-, seu carisma  -soube explorar uma imagem 

segura, independente e madura- e independência televisivos -não representava uma 

emissora de TV- propiciaram que ele viesse a ter respaldo para implantar um modelo 

inédito no telejornalismo  do país. E trouxe aos lares um produto híbrido na missão de 

ancorar um telejornal: a emissão clara de opinião no ar. No programa Vitrine (da TV 

Cultura de S.Paulo), sobre o papel dos âncoras, veiculado no final do ano passado, uma 

mulher afirmou preferir o jornalismo opinativo pois "ele retrata a opinião do próprio 

jornalista e não da emissora". E outra arrematou: "acho importante ele dar opinião, desde 

que fique claro que a opinião é dele. Ele não é Deus, assim não é o dono da verdade. Por 



 -6- 

que que é bom que se saiba que a opinião é dele?  Oras, porque você questiona o que ele 

diz!".   

  

Com esta fácil identificação editorial, o 'TJ Brasil', ex-telejornal de Boris Casoy, 

bateu o 'Jornal Nacional', da Globo, na qualificação da sua audiência: 59,4 % do público 

ABC estavam com o 'TJ Brasil' contra 50,9 com o 'Jornal Nacional', conforme dados do 

Ibope, medidos no período de novembro de 92 a novembro de 93. Com relação ao modelo 

de ancoragem de Casoy, em algumas reflexões recentes tenho constatado que na mídia os 

jornalistas estão entendendo o âncora como aquela pessoa que unicamente centraliza a 

apresentação e faz comentários 'inteligentes' ou ainda pior, paternalistas no telejornal que 

apresenta. 

  

Primeiro esclarecimento: isto é verdadeiro se for levado em consideração o 

surgimento do personagem no ano de 1948, durante a Convenção dos partidos políticos 

nos EUA. Na realidade, a adoção do modelo foi se dar 14 anos mais tarde (em abril de 

1962), com a escolha do jornalista Walter Cronkite que já era muito conhecido e respeitado 

dos telespectadores. Mas, um detalhe tem escapado: ele exigiu o cargo de Editor-Chefe do 

telejornal que iria apresentar. Não é necessário pontuar que o Editor-Chefe é o responsável 

máximo por tudo que diz respeito ao jornal que dirige, desde a escolha dos temas a serem 

veiculados, ângulos de abordagem, tamanho de tratamento, lugar na paginação do 

noticiário, pessoas que serão entrevistadas ou selecionadas, repórteres que serão 

escolhidos, contratados e valorizados, etc. O mesmo faz um âncora nos EUA e, até o 

presente, diz respeito somente ao cargo que Boris conquistou no SBT. É também óbvio 

reconhecer que, de fato, ele não executa todas estas funções diariamente (o mesmo 

acontece nos EUA) pois delega estes encargos para seu 'braço direito', que no caso é o 

jornalista Dácio Nitrini. O que é bom esclarecer é que o profissional que recebe esta função 

tem a liberdade, o direito, a autonomia para definir também estes assuntos, entre outros.  

  

Com relação à questão da opinião é sempre oportuno ressaltar que os âncoras norte-

americanos nunca emitiram -nem emitem- opinião declarada nos seus telejornais. Mas, 

como são seus Editores-Chefe exercem este papel na produção, montagem e difusão dos 

telejornais. Atualmente, para a mídia brasileira boa parte dos apresentadores dos telejornais 

brasileiros são âncoras de telejornais, independentemente dos graus de responsabilidade e 

autonomia que os mesmos desfrutam nas redes. Isto reflete desconhecimento e o deslavado 

modismo que o modelo representa no país. 

  

Ainda com relação aos formatos de telejornais, outra expressiva experiência foi 

também apresentada pelo SBT: o Aqui Agora. Boa parte da opinião pública esclarecida 

tem repulsa a este popularesco modelo de jornalismo eletrônico. Mas, é inevitável 

reconhecer que ele representa um divisor de águas na arte de apresentação de programas 

jornalísticos na TV, quer os intelectuais concordem ou não. Enquanto modelo, ele rompeu 

com o estilo tradicional de apresentação e radicalizou numa inteligente estratégia de 

conquistar audiência e chamar a atenção da mídia e da população.  

  

O problema com este telejornal -que foi colocado no ar em 20.5.91- é que seus 

dirigentes não perceberam ainda que, por ser exageradamente panfletário e sensacionalista, 



 -7- 

fugiu da missão primeira de qualquer projeto jornalístico: informar equilibradamente a 

população, sem partidarismos. O Aqui Agora tomou, desde o início, o lado das forças 

militares repressoras, numa desesperada tentativa de mostrar os policiais atuando 

energicamente contra os 'fora da lei' mas, se portando positivamente e com atitudes  

sensatas e polidas quando do patrulhamento normal. A população -sobretudo a mais 

diretamente mirada pelo jornal- sabe que isto não acontece no seu cotidiano, percebeu o 

exagero e o telejornal vem despencando nos índices de audiência. Para defendê-lo, alguns 

diretores do telejornal chegam a afirmar que ele tem forte preocupação com o Nacional 

Popular e que tem muito do estilo do badalado cineasta Glauber Rocha. Vale tudo, pelo 

jeito.  

   

Todavia, no cenário de competitividade inaugurado com a recente abertura política 

no país, as redes finalmente procuraram diversificar os modelos, investindo 

significativamente em formatos mais descontraídos, participativos e populares. Muitos 

passaram a se posicionar como canais para responder as questões mais aflitivas da 

população, numa procura por fazer da TV a ligação cidadão-estado, já que este último 

insiste em não atender às inúmeras questões sociais emergentes. A população tem olhado 

atentamente estas tentativas de programas diferenciados mas, se as redes e emissoras não 

tiverem paciência a audiência pode não aderir de forma significativa. Isto porque, elas têm 

o costume histórico de modificar seus produtos e contar com a adesão quase que 

instantânea dos telespectadores. Pode-se dizer que isto caracteriza um tipo de 'fobia' dos 

diretores de programação, que ameaçam todos os setores com cortes e mudanças se os 

índices não crescerem continuamente ou se depois de algum tempo, eles começarem a 

declinar. Em qualquer outro país, os diretores programam investimentos mais a médio e 

longo prazos, exatamente como o fez a CNN que durante mais de 5 anos operou no 

vermelho.  

  

Partindo para a desforra, em 91 a CNN veiculou um anúncio nos jornais e revistas 

dos EUA afirmando: They laughed when we decided to create an all-news network (Eles 

riram quando nós decidimos criar uma rede só de notícias). E na página seguinte, com uma 

ilustração onde um batalhão de jornalistas entrevistavam um aparelho de TV com o logo da 

rede, ela arrematava: They're not laughing now (Eles não estão rindo agora). Era o 

momento da rede publicamente assumir seu sucesso, depois de anos de esquecimento 

quase que absoluto. É oportuno lembrar que, mesmo hoje, em tempos normais e sem crises 

políticas mundiais que envolvam diretamente os norte-americanos ou seus interesses no 

mundo, seus índices são baixíssimos: média de 0,7. Mas, ela está sólida pois construiu uma 

fantástica estrutura e conquistou um seguro lugar na preferência e na história do 

telejornalismo mundial. Fora as poucas, porém bem-vindas inovações aqui apresentadas, a 

única novidade na área da comunicação televisiva brasileira foi a segmentação da televisão 

brasileira.  

  

Uma das primeiras experiências com transmissão em UHF  aconteceu em janeiro 

de 1988 quando a Jovem Pan  assinou o contrato de licença de 15 anos para operar o canal 

16 UHF em S.Paulo (todavia, começou a operar somente em 2 de julho de 1991). Em julho 

de 1989 aparece a TV ABC de Santo André, na grande S.Paulo e um ano mais tarde 

chegou a TV Metropolitana de Guarulhos. Na seqüência veio a MTV/Abril. Mas, tudo vai 



 -8- 

mudar com o Boletim nº. 90 do Ministério da Comunicação que definia a data de 24 de 

março de 1989 para a concorrência de 4 canais em UHF para a exploração da TV paga na 

área metropolitana de S.Paulo. Em agosto de 1989 o presidente José Sarney apresentou os 

vencedores: a Rede Globo, a Editora Abril, Walter Fontoura, na época diretor do O Globo 

e a Showtime, do seu amigo Mathias Machline. Em 28 de março de 1989, Machline 

colocou no ar (pois a transmissão ainda era via antenas) o canal UHF 29 por assinatura em 

S.Paulo, com a difusão da programação esportiva da ESPN, ainda em MMDS 

(Multichannel Multipoint Distribution Service). Machline acabou se associando à Abril e 

no final de 1990 foi montada a TVA. Mas, tão logo fizeram isto, a Rede Globo anunciou 

que tinha preparado a GloboSat e que ninguém se precipitasse assinando a TVA. A guerra 

-e a presença de Roberto Marinho- tinha chegado também à TV por assinatura, o novo 

filão da televisão no Brasil. Inicialmente, a Globo decidiu por enviar seus sinais via satélite 

para as antenas parabólicas. O sistema mostrou-se sedutor e novos grupos se apresentaram. 

Em dezembro de 1991 chegaram os europeus com a PluralSat trazendo programas da 

alemã ZDF e ARD, da frança Antenne 2, FR3 e TF1, Canal +, La Cinq e M6.  

  

A TV por Cabos foi finalmente implantada poucos anos atrás e hoje representa um 

mercado estimado em 8 milhões de assinantes, com projeção de 1,2 bilhão de dólares, só 

em assinaturas. Hoje são quatro grandes grupos que dominam o mercado, que já tem 94 

estações funcionando em todo o país: Organizações Globo, Rede RBS, Multicanal e Abril. 

Em S.Paulo, os três primeiros grupos se associaram e criaram a NET TV, que concorre 

com a TVA/Multicanal (que tem 9 concessões em S.Paulo) na instalação e distribuição de 

TV por Cabos. Hoje, estão todos instalando cabos coaxiais aéreos, depois de uma longa 

batalha com a Cia. Telefônica (Telesp, em S.Paulo) pelo uso dos seus postes (o sistema é 

aéreo). É fácil entender o porque desta adoção: nos EUA, o custo para o sistema urbano de 

cabos aéreos é de 100 mil dólares por milha, enquanto o sistema urbano subterrâneo 

alcança 300 mil dólares. O mesmo deve acontecer por aqui.  

  

A NET TV de São Paulo, que cobra taxa inicial de adesão de 230 dólares, por 

exemplo, distribui aos seus assinantes a programação de 23 canais estrangeiros, 6 canais 

em UHF e 8 em VHF, com mensalidade de 70 reais. A GloboNews é o mais jornalístico 

deles, oferecendo 11 pequenos telejornais de '5 minutos' diariamente aos assinantes do 

serviço que, ainda oferece: o Discovery Channel, a Cartoon Network, a CNN, a Deutsche 

Welle, a Fox, a Multishow, a NBC, a SportTV, a TNT, a TV5 (França), a TVE (Espanha), 

a Teleuno e a Worldnet (USIS), entre outros. Este saudável mercado está chamando a 

atenção dos grandes conglomerados norte-americanos da área, o que está provocando 

reuniões empresariais dos grandes grupos latino-americanos, que pretendem se unir, para 

preservar o mercado. No Brasil, articulou-se a NET Brasil (Globo), na Argentina, o Grupo 

Clarín e no México, a Televisa. Esta é uma indústria com florescimento garantido e em 

enorme disputa. Para os que se interessam pelo assunto, já existe inclusive a revista Tela 

Viva (com seu suplemento Pay-TV) que apresenta reportagens e análises técnicas, de 

legislação e de mercado bastante dirigida e interessante. Por exemplo, traz na sua última 

edição o 'Projeto de Lei da TV a Cabo' a ser aprovado na Câmara dos Deputados, em 

Brasília. 

  



 -9- 

Mas, se meu assunto é jornalismo porque me detive em questões ligadas à TV por 

Cabos? Simplesmente, porque prevejo que se as redes brasileiras não se preocuparem mais 

com sua audiência e imagem pública, vão, em período médio, experimentar o que 

aconteceu com suas congêneres norte-americanas: a perda sucessiva da audiência e, 

consequentemente, dos investimentos publicitários. Se não, vejamos: nos anos 60 a TV por 

cabos nos EUA atingia somente 1,4 por cento dos lares. Hoje, está presente em cerca de 65 

por cento deles e conquistou 24 por cento da audiência total, com faturamento que tinha 

sido multiplicado por 20, somente em uma década. Por outro lado, a publicação Cable TV 

Facts 90 concluiu que a audiência das 'três grandes irmãs' (CBS, NBC e ABC) tinha caído 

para cerca de 64 por cento do total de domicílios (tinha 90% em 78/79). Hoje, somente a 

ESPN (o canal mais preferido nos EUA) tem 54 milhões de assinantes. Creio que o 

mesmo, seguramente vai se dar por aqui. 

  

Mas qual é a responsabilidade do jornalismo eletrônico e telejornalismo neste 

cenário?  A meu ver, a maior dificuldade será a de conquistar um ínclito perfil para estas 

áreas do conhecimento e manifestação jornalísticos. Com as raras exceções de praxe, o 

telejornalismo brasileiro tem transitado do mínimo de responsabilidade ético-coletiva, 

passando por um irresponsável descompromisso social transformador e chegando a um 

desatrelamento da missão básica do jornalismo: informar corretamente a sociedade.  

  

Os telejornais e seus profissionais são muitas vezes confundidos com as 

autoridades (e muitos gostam e aproveitam disto), sendo frequentemente identificados 

como autênticos 'porta-vozes' do sistema central de poder. Isto não deveria acontecer e é 

muito negativo para todos. Assim, denúncias se tornam inócuas, já que a população liga, 

por tabela, o denunciante e o canal à própria autoridade denunciada. O caso mais grave é, 

como todos sabem, o da Globo que assimilou tanto o poder de Brasília, que é fartamente 

reconhecida como mais um elemento daquele tipo de poder, comprometendo 

profundamente a independência que a sociedade espera do jornalismo. Pontuamos que ela 

tanto não se identifica com as causas sociais fortes que não noticiou no momento oportuno 

o movimento pelas 'Diretas Já'. Veio a fazer isto, depois de muita ameaça aos seus 

profissionais, de pressão dos anunciantes e de inquietação da audiência, que estava 

acompanhando tudo pelas redes concorrentes. Assim, com tamanho comprometimento, 

como denunciar um político corrupto? Não é à toa que dos inúmeros escândalos  que têm 

acontecido em Brasília  e apesar da difusão -na mídia em geral- das falcatruas destes 

inescrupulosos 'representantes do povo', poucos políticos foram julgados culpados e 

afastados. Quer os jornalistas centralizem foco nesses vaselinados ladrões de paletó e 

gravata ou não.  E por que isto acontece? No caso da televisão, isto se dá porque a 'imagem 

pública' do principal telejornal do país, o 'Jornal Nacional',  depois de décadas de parceria 

com os direitistas 'coronéis' da política brasileira, acabou  impregnado com forte tintura 

oficial fazendo com que a população o identifique com todas as formas de poder 

instituídas. E descreia, por tabela, de todos os telejornais quando eles denunciam a pirataria 

dos políticos do país. Este fato, de uma forma ainda mais candente, tem comprometido 

toda uma forma de comunicação que, nos EUA, por exemplo, conseguiu derrubar um 

presidente. O Brasil ainda não conseguiu descobrir o caminho para seu Watergate.  

  



 -10- 

Enquanto isso não acontece, alguns jornalistas pátrios se esforçam por parecer 

'inteligentes' e/ou 'sacadores' de frases inusitadas. Esta procura foi, seguramente o que 

levou um jornalista a escrever e um apresentador a ler que "... o Japão não é mais o país do 

sol, ... mas o da bola nascente...", veiculado no 'JN' num final de ano, há algum tempo 

atrás, às vésperas do jogo São Paulo e Milan. Janistraquis, o personagem de Moacir 

Japiassú prontamente afirmaria que isto sim, é 'literatura' na TV!   

  

A falta de crença da sociedade nas denúncias dos telejornais tem evidenciado uma 

desconfiança ainda maior da população para com todos os veículos de comunicação do 

país. Mas, num país tão grande, com tamanhas taxas de analfabetos e com índices tão 

alarmantes de pobreza, é fácil entender a meteórica posição dos telejornais como principal 

meio de informação. Porém, a  política do favorecimento aliada às avançadas estratégias de 

marketing fez emergir neste cenário de extraordinária projeção, entes sociais que não 

representam o ideário popular. Alexander Solzhenitsyn certa vez constatou que  

 

   "a imprensa tornou-se o maior poder dentro dos países ocidentais,  

   mais poderosa que o legislativo, o executivo e o judiciário. Alguém 

   poderia perguntar: sob qual lei foi ela eleita e para quem ela presta  

   contas?" 

   

 De outro lado, os jornais estão vendendo mais não porque estejam realizando 

inédita, dinâmica  ou extraordinária cobertura com denúncias jornalísticas de peso e sim, 

porque estão encartando fascículos de Atlas ou de Dicionários (e até oferecendo 

apartamentos) como 'prêmios' aos seus compradores e assinantes. As denúncias não 

surgem do detalhado trabalho de investigação jornalística, afinal, o ex-presidente Collor 

não foi impedido de exercer o cargo máximo da nação pela denúncia de nenhum jornalista, 

mas sim, foi derrubado a partir de uma denúncia familiar.  Os jornalistas continuam 

devendo ao Brasil uma emocionante atuação e revelação tão empolgante como a de 

Watergate, que, para muitos só foi possível de forma sublimada, no cinema, ou ainda, na 

literatura. Com o desinteresse pela verdadeira reportagem e pela investigação, os mídia no 

Brasil têm tido atuação 'assessora', secundária. Eles são, inequivocamente importantes 

como divulgadores dos trambiques que se pratica neste país, mas perderam o sedutor papel 

de elementos centrais na vigilância dos atos do governo e no comportamento dos 

poderosos. Por isso, têm sido constantemente deslocados do centro da revelação dos 

dramas sociais no país. Este tipo de comportamento contribui para confirmar o que Karl 

Kraus disse sobre os jornalistas: 'uma pessoa sem nenhuma ideia, mas com capacidade de 

expressá-la'. Assim, é possível concluir que mudou sim o modelo da prática jornalística 

brasileira, mas não necessariamente para melhor  

  

Talvez seja isto que esteja levando cada vez mais jornalistas de excelente estirpe a 

se aposentar precocemente. Mas, o lamentável é que muitos deles, motivados pelos 

clássicos problemas de sobrevivência, tenham 'pendurado as chuteiras' do jornalismo e 

estejam somente vendendo influência em escritórios de Assessoria de Imprensa dos quais 

passaram a fazer parte. Com isso, não têm se disposto a colaborar com a sociedade 

publicando suas experiências e transmitindo sua conclusões pessoais, como acontece em 

outros países.  



 -11- 

 Este altamente qualificado quadro profissional ainda não foi motivado a atuar 

também  na academia, excelente local para a difusão da informação profissional 

experimentada e para a formação dos novos quadros que um dia integrarão este importante 

espaço. Quem sabe, com cada vez mais talento, ousadia e autonomia para proporcionar à 

'engessada' audiência brasileira novas possibilidades de escolha de manifestações 

jornalísticas saudáveis e de acesso a informação mais pluralista.  

 

 


